15.10.06

Thomas Bernhard

Leio o livro de conversas com Thomas Bernhard organizado pelo jornalista Kurt Hofmann. Sempre achei Bernhard um escritor admirável, mas nunca foi um dos meus autores. Há nele um lado infrequentável que me afasta. Em momentos como este, no entanto, consigo identificar-me com a sua trilogia timidez, solidão & misantropia (embora me incomodem imenso a misoginia e a arrogância). Há sobretudo uma ideia que encontro nestas entrevistas e que é exactamente o meu ideal de felicidade nos dias maus: que me deixem em paz. É a coisa mais desejável, a maior benção: que nos deixem em paz, que não nos chateiem, que nos ignorem, que não dêem pela nossa existência. Em Outubro de 2006, com grande tristeza minha, leio um livro de entrevistas de Thomas Bernhard e concordo com imensa coisa.