16.11.06

Martelo

O Público de ontem citou um post meu que, no contexto das outras citações bloguísticas que o acompanhavam, parecia um texto sobre Santana Lopes. O Pedro Lomba já lembrou aqui como os citadores dos jornais raramente entendem contextos, ironias, ambiguidades. E depois citam mal e a gente fica com a fama da citação.

É curioso que o Público tenha feito de um post intimista um statement político. É a tese de um primo meu, que diz que eu escrevo imenso sobre política no Estado Civil. Quando eu, surpreendido, lhe pedi exemplos, ele disse primeiro que «tudo é política» (tese marxista que eu não esperava dele) e que, subtilmente, é possível interpretar conteúdos políticos em muitos posts. No fundo, foi isso que o Público fez. Se o texto pode ter leitura política, então é um texto político. O que, em última análise, significa que cada vez que escrevemos a palavra «martelo» estamos a fazer uma alusão manhosa ao PC.