13.5.07

A escala Warhol

Não tenho especial fascínio pela celebridade, mas tenho um grande fascínio pelas pessoas que têm um fascínio pela celebridade. As que julgam a sua vida pela sua agenda telefónica.

Eu tenho conhecido algumas celebridades nacionais, confesso que sem grande entusiasmo. Mas continuo com um défice enorme em celebridades internacionais. Ou seja, estou muito por baixo na escala Warhol.

Que me lembre, apertei a mão e troquei duas frases com as seguintes personalidades:

Martin Amis
Paul Auster
Lloyd Cole
Hal Hartley
Seamus Heaney
Clive James
Terry Jones
Irving Kristol
David Lodge
Mario Vargas Llosa

Sendo que só um desses encontros (com Seamus Heaney) é que foi memorável (já o contei várias vezes).

Amis perguntou se todos os portugueses se chamavam Pedro (tinha acabado de assinar um livro ao meu amigo Pedro Lomba). Auster foi muito amável. Cole achou curioso que eu gostasse da canção «29» e acrescentou «And now I'm almost 39». Com Hartley falei quase uma hora (para uma entrevista) e ele elogiou as mulheres portuguesas. Clive James perguntou se eu o queria traduzir, embora estivesse traduzido «na Argentina». Terry Jones (dos Monty Phython) achou graça ao nome «Mexia», que repetiu. David Lodge perguntou: «so you’re a catholic, then?». Kristol considerou uma pergunta algo esquerdista. E Mario Vargas Llosa, muito solene, disse apenas um «mucho gusto» imperial.

Leitores que queiram partilhar a sua escala Warhol podem escrever para o mail lá em cima.