11.9.07

Sexo com desconhecidos

O confessionalismo exige reciprocidade? Sempre achei que exigia, que é exactamente a reciprocidade que garante o equilíbrio numa relação confessional. Curiosamente, os meus amigos íntimos são quase todos bastante circunspectos, com o consequente desequilíbrio que isso causa.

Recentemente, percebi que a «confessionalidade» não necessita de reciprocidade nem de familiaridade. Tenho conversas íntimas com pessoas que conheço mal (ou que mal me conhecem) e que não retribuem as confissões. E sinto semelhanças com as descrições que li de sexo com desconhecidos. É uma experiência intensa e superficial.

É verdade que, tal como no sexo com desconhecidos, há o perigo de apanhar doenças ou de ver o meu nome pela lama. Mas o meu nome já conhece intimamente a lama. E as doenças, mais uma ou menos uma não faz diferença.