30.10.07

Uma arte da ilusão

As objecções às fotos de mulheres «irreais» não são pertinentes.

Alguns homens põem nos seus blogues fotografias de mulheres «conhecidas» mas que não conhecem pessoalmente. Elas vivem em mundos diferentes ou distantes, e existem na nossa cabeça como imagens mediáticas, ou seja, como objectos. São mulheres que fazem parte do «imaginário» cultural de uma época, coisa que é aliás um excelente objecto de estudo.

O que seria realmente estranho é que alguém enchesse o blogue com fotos de mulheres «reais», como a namorada ou a colega de escritório por quem está caídinho. Além das questões do «direito à imagem», essas mulheres seriam incomodamente «reais» para estarem assim expostas num blogue.

Em contrapartida, com desconhecidos não há relações pessoais. Assim, para os homens que nunca conhecerão pessoalmente a Uma Thurman (quase todos), ela é acima de tudo uma imagem.

Se o mundo «real» fica muitas vezes fora dos blogues é precisamente porque se rege por outras regras, mais concretas e menos imaginativas. O «irreal» feminino (no sentido em que Uma Thurman é «irreal») é o território dos bloguistas porque se constrói com imagens e palavras.

E os blogues, como o cinema, são uma arte da ilusão.


(para o Miguel Marujo)