25.11.07

Dezoito meses

Ouvi tantas vezes, desde 1989, a faixa 2 de Strangeways, e foi sempre uma das poucas que não entendia completamente, embora gostasse muitíssimo de tudo. Só todos estes anos depois, no meio de tantas guitarras rítmicas e harmónicas, a letra ganhou sentido. Que é o mesmo que dizer: só agora vivi aquelas palavras. Não na sua hipotética interpretação autêntica (o cunho homoerótico, a violência, a alusão wildeana), mas certamente na sua interpretação metafórica. Primeiro, o acto estúpido: «I doused our friendly venture / With a hard-faced / Three-word gesture». Depois, a percepção do engano: «I started something / I forced you to a zone / And you were clearly /Never meant to go». A seguir, a auto-censura: «Typical me, typical me, typical me». E finalmente a condenação: «And now eighteen months hard labour seems [pausa] fair enough».

Ainda estou a cumprir os meus dezoito meses.