10.3.08

Desentalei-me

Quedei-me a pensar uma noite, sempre com a fava negra de V. Exª. a pesar-me, primeiro no coração, depois no diafragma, depois nos intestinos subjacentes por sua ordem descendente, até que a digestão da afronta se consumou. Desentalei-me.

Agora posso placidamente dizer a V. Exª. que respeito a sua mágoa de me ver sócio do Instituto contra a sua vontade. Os pesares, ainda que mesmo injustos, do meu semelhante, imponho-me a remediá-los, dado ainda que neste esforço de caridade disponha muito da minha vaidade e filáucia. Ai está a razão por que eu devolvo a V. Exª. o diploma que recebi de sócio do Instituto Conimbricense. Não quero isto à custa do desgosto de V. Exª. Aí renuncio em suas mãos este papelucho querido, que V. Exª dará ao seu menino mais novo para ele fazer um bote ou um chapéu de dois bicos.

Camilo, a um académico que lhe deu bola preta numa votação