10.4.08

Mister Jones



Scorsese e Haynes perceberam que o misunderstanding é uma categoria essencial em Dylan. Boa parte das canções dele atacam o misunderstanding (ou misreading) que se fica pelo aspecto referencial ou pelas «opiniões sobre o mundo». Dylan é demasiado camaleónico, não se confunde com «causas» e «sentidos» únicos. Embora não duvide do seu próprio génio, ele também não percebe exactamente porque é que as pessoas se interessam tanto pelas suas ideias públicas e vida privada. O detestável «Mister Jones» de «Ballad of a Thin Man» (álbum Highway 61 Revisited, 1965) é ao mesmo tempo o jornalista imbecil, o purista indignado, o activista dogmático, o burguês filisteu, o crítico obtuso, o público fútil, toda essa gente insaciável que quer saber coisas que não interessam e que nunca percebe aquilo que realmente acontece:

You walk into the room
With your pencil in your hand
You see somebody naked
And you say, «Who is that man?»
You try so hard
But you don't understand
Just what you'll say
When you get home

Because something is happening here
But you don't know what it is
Do you, Mister Jones?