19.11.08

Carta aberta aos administradores da Triumph Portugal

Exmos. Senhores:

Peço um minuto da vossa atenção para contar um caso pessoal, que julgo no entanto ser uma experiência partilhada por outros portugueses honestos e pacatos. Se mais ninguém vos expôs a situação, eu sucintamente digo ao que venho. Compreendo perfeitamente que a vossa respeitabilíssima empresa tenha interesse em adquirir notoriedade e vantagens competitivas, e não ignoro que os outdoors e mupis são importantes nesse desígnio. Também percebo a importância de figuras públicas numa campanha publicitária, sobretudo quando são celebridades televisivas, gente respeitada, amada e desejada. Creiam pois que não vos censuro de modo algum a mais recente série de reclames à vossa lingerie. Procurais o sucesso e (perdoe-se-me o trocadilho previsível) o triunfo. Nenhum mal nisso. Há muito aliás que no espaço público nos habituámos a ver cartazes com todo o tipo de produtos, todo o tipo de marcas, e naturalmente todo o tipo de corpos jovens e atraentes. Mas sendo a nossa pátria um viveiro estético, e havendo tantas modelos (elas dizem «manequins») disponíveis e ansiosas por um trabalho que lhes dê visibilidade, porquê optar por Cláudia Vieira? Entendam o meu protesto: nada tenho contra Cláudia Vieira. Bem pelo contrário. Cláudia Vieira é a minha cidadã portuguesa preferida, pela qual faria esforços incomensuráveis como tornar-me vegetariano ou votar Bloco de Esquerda. Mas a beleza de Cláudia, de tão renascentista e clamorosa, é perturbadora se assim exposta em cada esquina, para mais com roupa interior, poses de doce entrega e aquele sorriso que o próprio senhor della Francesca nunca logrou conseguir, por mais pinceladas e pigmentos que tentasse. Embora eu aprecie desmesuradamente tal visão, que vai além do simplesmente belo e convoca espantos e terrores do sublime, tal como Burke os teorizou, embora eu a aprecie, digo, também me causa danos graves. Dores no peito, taquicardia, dificuldade de respiração, perda da fala, fraqueza nas pernas e braços, desmaios. São sintomas misturados de várias crises, mas é exactamente aquilo que sinto com estas campanhas da Triumph. Bem sei que Cláudia Vieira aparece todas as semanas na televisão e nas revistas, mas nesses casos podemos escolher o momento adequado para a ver ou não ver, ligando ou desligando a televisão, folheando ou tapando a revista em causa. Mas na rua, caros senhores, na rua andamos todos, pobres pedestres, gente tão diferente mas afinal tão demótica calcorreando as mesmas calçadas portuguesas, o mesmo alcatrão, as mesmas passagens pedonais. E não podemos evitar ver a nossa querida Cláudia em todo o lado, como os veteranos de guerra ouvem helicópteros das matas da Guiné numa insónia às 4 da manhã nos seus T2 em Alfragide. É impossível não ver, não olhar, não ser invadido por aquela ondulação de curva e contracurva, de côncavo e convexo. E isso causa as supracitadas maleitas, bem como, ao longo do dia, momentos de distracção, alheamento, rêverie, que ouso dizer prejudicam gravemente o funcionamento já das empresas, já das escolas, já dos serviços estatais. É por tudo isso, excelentíssimos senhores (e pedindo perdão pelo tempo que vos demorei), que humildemente solicito que os cartazes com Cláudia Vieira sejam removidos das nossas ruas, pelo menos das nossas ruas lisboetas, onde ao anoitecer há tal soturnidade, há tal melancolia, que sofremos com o absurdo desejo de a ver e de a não ver. Sabendo que há legiões de mulheres esbeltas, televisivas, namoradas de futebolistas, desfilantes nas passarelas de Milão, porque não contratar uma dessas esforçadas moças para os vossos anúncios, cumprindo todas as vossas legítimas vontades e aspirações comerciais, mas sem que a saúde, a paz de espírito e capacidade de laboração das pessoas em geral e deste que vos escreve em especial sejam afectadas terrivelmente, com efeitos para o futuro que mal podemos imaginar, e que vão do delirium tremens à insanidade. Considerai o meu caso, e daqueles que eu sem mandato represento. Há tantas mulheres, e tantas perfeitamente adequadas ao fim em vista, propulsoras de interesse e vendas. Mas Cláudia Vieira (que a paz e bênção de Alá estejam sobre ela) é demasiado íntima, demasiado nossa, demasiado uma rapariga portuguesa por quem tropeçamos de ternura (e chega de citações). Pensai um pouco no meu pedido, que não vos fará grande dano e será um acto de misericórdia para tanta gente, incluindo este vosso, e grato,

Pedro Mexia